HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DE TRABALHO


 

A higiene do trabalho, está relacionada com o diagnóstico e com a prevenção de doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho. (CHIAVENATO, 2009)
“As organizações que desenvolvem um programa de segurança e higiene no trabalho, partindo do princípio de diagnosticar e prevenir, sempre terão óptimos resultados, porque essa metodologia é a mais correcta para identificar os pontos fracos e fortes de cada departamento da organização envolvendo as variáveis do homem e do ambiente de trabalho. As condições do ambiente de trabalho estão directamente relacionadas com a segurança do trabalhador, porque envolve vários factores, por exemplo, espaço físico, iluminação, temperatura, ruídos, poeira, etc. É de responsabilidade do encarregado do sector fiscalizar os itens de segurança”[1].

Segundo Chiavenato (1999, p.334), higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa a protecção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A higiene do trabalho propõe-se combater dum ponto de vista não médico as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho do funcionário, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais. (LEVIEQUE, 2011)





[1]BOLONHESI, E. B., CHAVES, C. J. A. e MENDES, L. As implicações legais sobre saúde e segurança no trabalho e as ações nas organizações rurais. In:CADERNO DE ADMINISTRAÇÃO. V. 14, N.2, p. 25-36, JUL/DEZ. 2006 disponivel em < www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/download/4869/3265+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=mz> acesso no dia 15 de junho de 2015
Postagem Anterior Próxima Postagem