FORMACAO PROFISSIONAL

CONCEITOS DAS TÉCNICAS UTILIZADAS PELAS ORGANIZAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS.

Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objective repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas directamente com a execução de tarefas (Marras: 2004)
Formação é um processo de médio e longos prazos que tem com propósito preparar o colaborador para desempenhar com competência, zelo, eficácia e eficiência as tarefas do cargo que ocupa na organização e dota-lo de habilidades de habilidades que melhorem continuamente a sua performance (Marras:2004)
A formação pode ser académica e profissional.
Formação por outras palavras é um processo que tem como base elevar o conhecimento do profissional á sua área de profissão de modo a tornar o seu desempenho competitivo em função do que a organização almeja alcançar como objectivo.
Coaching, é um processo que ajuda o profissional a elaborar melhor seu papel e elevar o seu nível de competências (CHA), e o seu desempenho pessoal e profissional seja na perspectiva de desenvolver novas competências ou aprimorar as actuais, assim como lida com as dificuldades que possam comprometer os resultados da empresa/instituição e que podem serem ofuscados pelos problemas do dia-a-dia.
Mentoring, é um processo que consiste na relação entre um colaborador novo com ou sem experiência num cargo de gestão da empresa/instituição com um colaborador mais velho e experiente como seu responsável hierárquico do novo colaborador para aconselhamento e orientação de carreira, por isso que o mentor deve ser conhecedor da empresa para exercer essa função.
Desenvolvimento é o processo que consiste na adopção de políticas, planos que tenham em vista permitir que a filosofia de gestão seja interpretada de forma eficaz e eficiente na prossecução dos objectivos preconizados.
Eficácia (no processo de tomada de decisões sobre desenvolvimento de recursos humanos)
Eficiência (maximização no uso dos recursos ou seja uso racional dos recursos qualitativos e quantitativos).
Orientação é um processo que consiste na integração de novos colaboradores no seu posto de trabalho e na organização (Manual de acolhimento), o dia do trabalho, a natureza da organização, as politicas, regras e benefícios da organização.
Reorientação profissional é um processo que ocorre quando se empreende mudanças nas políticas de funcionamento ou estruturas da organização (quando a organização pretende mudar politicas de RH, da legislação interna), torna-se necessário a reorientação dos colaboradores no sentido de explica-los as razoes das mudanças, os objectivos que se pretende com as mudanças bem como motivar os intervenientes desse processo de mudanças.
Assessment Centers, é um conjunto de métodos e técnicas que representam um conjunto de exercícios destinados a avaliar as características profissionais e pessoais dos colaboradores, esses exercícios congregam (role-play, outdoor e apresentações), combinados com testes psicométericos e entrevistas usados para avaliar as competências como sejam: liderança, comunicação e organização de processos.

FORMAÇÃO 
OBJECTIVOS DA POLITICA DE FORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

Processo e métodos de formação
Formação é um processo ao longo do qual decorrera a aquisição ou desenvolvimento de competências, conhecimentos, atitudes e comportamentos (CHA).
E um processo de curta, média e longa duração que tem como propósito aumentar as capacidades das pessoas (colaboradores) sob ponto de vista profissional em determinada carreira.

Objectivos da politica de formação
Consolidar a existência da organização, este objectivo normalmente tem a duração de 1 ano ou seja e de curta duração e serve:
Formação de inserção de novos colaboradores (socialização)
Formação de aprimoramento do desempenho colectivo e individual (alinhamento estratégico das competências organizacionais face a sua missão, visão e metas a alcançar no mercado.
Acompanhar e facilitar o processo de mudança
Este objectivo tem a duração de três anos e destina-se a facilitar a implementação do processo de mudanças (RH, de estruturas, filosofia de gestão);
Desenvolver o potencial dos recursos ou seja capital humano e intelectual (força de trabalho) existentes na organização.
Maximização de recursos em suas capacidades integrando a níveis hierárquicos adequados.
Implementar os projectos de mudanças e estudo que promovam a optimização dos postos de trabalho.
Preparar o futuro para garantir a sua competitividade
Em função do tipo de actividade de empresa/ instituição, este objectivo e longa duração e tem duração de 3 a 10 anos e destina-se a :
Promoção de mudança da cultura organizacional (probidade dos colaboradores face aos projectos da mesma, cidadania organizacional, isto e, valores éticos e deontológicos);
Conceber, desenvolver e implementar mecanismos que viabilizem a capacidade da empresa a novos contextos.
Processo e métodos de formação
Porquê processo?
Formação é um processo porque obedece certas políticas, plano de formação, métodos, principios, partes, regulamentos, critérios, normas e envolve uma equipa institucionalizado pela organização para a formação, é continuo, é interdependente, existem subsistemas dentro do próprio plano de formação, tem formandos que esses traduzem-se nos in puts da formação, através desses elementos bem organizados  transforma-se os in puts em out puts que agrgam valores valores a filosofia de gestão da organização ( desempenho, conhecimentos, competências).
O processo de formação implica quatro fases que a seguir se apresentam:
·         Diagnostico da situação
·         Programa de formação
·         Implementação;
·         Avaliação dos resultados de formação.
O Diagnostico da situação (diagnostico estratégico, que é feito através de análise SWOT ou FOFA) que leva a determinação das necessidades para tal usa-se quatro abordagens:
·         Survey das necessidades de formação;
·         Estudo das competências
·         Análise de tarefas
·         Análise de performance.
Survey das necessidades de formação consiste na identificação das lacunas (gaps de competências), e para o efeito usa-se as seguintes técnicas: questionários, entrevistas, analise em grupo e grupos-diagnostico.
Questionário, e rápido e económico, garantem a liberdade de expressão dos seus colaboradores
Entrevistas, rica no fornecimento de informação pela possibilidade que a técnica oferece de interacção face a face embora seja morosa.
Análise em grupo, as suas vantagens assemelham-se as da técnica de entrevista, esta acresce as vantagens pela possibilidade de comparação de ponto de vistas.
Grupos diagnósticos esses tem um carácter permanente na filosofia de gestão organizacional e servem como comissão consultiva de formação.( consultores internos da empresa para estratégias de desenvolvimento da própria organização).
Brainstorming, essa técnica é utilizada em debates organizados pela organização para auscultar as ideias, as opiniões que os colaboradores tem perante aos problemas reais da própria organização, ex: relacionamentos inter-pessoais entre colegas, relação piramidal, as políticas de recursos humanos nos seus diversos subsistemas, as estratégias da empresa face a concorência e as exigências do mercado, nessa técnica, a critica e auto-critica são rigorosamente proibidas, o que quer dizer que todas as ideias são acolhidas e tidas como válidas.
 Brainwriting, uma vez nem todas as ideias ou opiniões respondem com as necessidades, estratégias da empresa para o desenvolvimento dos recursos humanos, as ideias passam para a etapa da selecção, e só são registadas para posterior enquadramento no plano de formação aquelas que se adequam as pretensões da Empresa.
Estudo de competências: Noção de competência
O que é uma competência? Conjunto de capacidades intelectuais,fisicas,psicologicas,sociais,isto é, para a realização de uma determinada tarefa, competencias são funções de aptidões ( disposições inatas) e de formação, aptidões: destreza manual, atenção ao detalhe, raciocinio numerico, aptidão verbal.
Competencias da formação: conhecimentos,habilidades,atitudes,comportamentos que concorrem para a eficácia do individuo (colaborador), no desempenho das suas tarefas.
O estudo de competências consiste na análise das qualidades necessárias para o desempenho ou execução de determinadas tarefas, esta analise é feita através do plano estratégico de mudança e de inovação organizacional,
Nesse estudo importa referir que estuda os perfis dos postos de trabalho para verificar até que ponto estão alinhados com os objectivos estratégicos da empresa e em função dessa análise permitir que a mesma trace um perfil de formação que se ajuste as suas reais necessidades.
Análise da performance, consiste na determinação da perfomance exigida a cada tipo de função e compara-se com os resultados do desempenho do executor da função, de modo a verificar se há necessidade ou não de formação para a arquitectura do plano de formação.
Ex: Se um determinado colaborador estiver a exercer a função de gestor de recursos humanos para definir se há necessidade de formaçào desse ou não faz-se uma avaliação de desempenho para ver até que ponto ele respondeu com os seguintes itens:
Gestão de processos ligados a relações laborais, formação e desenvolvimento de recursos humanos, administração de salários e remunerações, avaliação de desempenho dos colaboradores, provisão (recrutamento e selecção de novos colaboradores), gestão da HST e qualidade de vida no trabalho, procedimentos disciplinares, planos de férias, contratos, comunicação interna organizacional (anúncios,avisos,circulares, despachos).
Análise das tarefas,consiste essencialmente no estudo do conteúdo funcional do desempenho constituindo desta forma o diagnostico estratégico da formação, desse diagnostico estratégico será possivel determinar as tarefas que precisam de serem aprimoradas através da formação dos seus executores.
2.Programação da formação, uma vez feito o diagnostico da situação a que determinar ou escolher os meios ou estrategias mais adequados de tratmento com vista a permitir o sanemaneto das lacunas nos postos de trabalhos e das competencias dos proprios recursos humanos, assim sendo  faz parte da programação de formação os seguintes itens:
A determinação do numero de colaboradores que a organização pretende submete-los a formação e por razões associados a dinamica do grupo, o numero de colaboradores a ser formados não pode ultrapassar 15,
A selecção dos colaboradores para efeitos de formação deve se enfatizar pelo interesse da organização e das capacidades dos individuos,
A administração do curriculum de materias a serem disseminadas na propria formação, se possivel deve se fornecer o dossier aos contemplados antes da data ou hora prevista para a ministração da formação.
A elaboração das normas, regulamentos que irão nortear toda a acção formativa,
Os metodos de controlo da acção, feedback e de avaliação de resultados de formação,
A definição do numero de monitores / formadores em função das necessidades de cada area em que vai se materializar o processo de formação,
O levantamento das necessidades de todos meios didacticos e pedagogicos que serão necessarios para a prossecução da formação,
A definição de todo o conjunto de gastos orçamentais que irão acarretar a propria formação.


Elaborado pelo dr Jacinto, Email: jjchunguane@yahoo.com.br