BENCHMARKING

 
 
 

 
BENCHMARKING é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores praticas administrativas. É um processo de pesquisa contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.
Diz-se benchmarking a processo sistemático e continuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalhos das organizações que são reconhecidas como representantes das boas práticas com finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que esta realizando o benchmarking.

Princípios do Benchmarking

Sistemático
O benchmarking não é um método aleatório de recolha de informação, mas sim, um processo sistemático estruturada etapa por etapa, com o objectivo de avaliar os métodos de trabalho do mercado, é um processo que proporciona as empresas comprar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com as organizações representantes das melhores praticas através das outputs.
E um processo essencial permanente, que requer actualização constante da colecta e análise cuidadosa daquilo que há-de melhorar externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das acções internas em relação aos padrões externos das práticas da organização.
Exige um processo de descoberta e de uma experiencia de aprendizagem, para a identificação das melhores praticas e a projecção do desempenho do futuro da empresa ou da organização.
 Um dos maiores princípios que estás por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então “copiar” modelos de outras empresas significa economizar tempo e trabalho
Por definição as cópias nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramento o que garante a evolução da ideia original.


Vantagens e Desvantagens do Benchmarking
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência, baseando-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance empresarial. A sua essência parte do princípio que nenhuma empresa é melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor dos nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta, facilita a melhoria de desempenho em situações críticas no seio de uma empresa. Isto porque o benchmarking é:
                Um processo contínuo,
  Uma procura que fornece informação valiosa,
  Um processo de aprendizagem,
  Uma análise de oportunidades;
   Uma ferramenta de gestão, aplicável aos processos da empresa.

Vantagens do Benchmarking
As vantagens do benchmarking são se duvidas mais numerosas que as desvantagens. Quer isto dizer, que as pessoas, quer as empresas, todas gostam de ser como os melhores, e o benchmarking é precisamente espreitar os melhores para der como eles. Como vantagens pode-se identificar:
  Introdução de novos conceitos de avaliação;
  Melhoria do conhecimento da própria organização;
  Identificação das áreas que devem ser objectos de melhorias;
  Estabelecimento de objectivos viáveis e realistas,
  Criação de critérios de prioridade no planeamento;
  Favorecimento de melhoria de conhecimentos dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;
  Aprender com os melhores.

Desvantagens do Benchmarking
Existem inúmeras empresas que negam ou distorcem os dados, apesar do Código de conduta que se comprometem a respeitar, precisamente devido ao fato de que não querem que outras atinjam os patamares de excelência financeira, operacional, logística, social e ambiental, porque se os atingirem, terão mais um concorrente no mercado a concorrer com as mesmas ferramentas.
Por outro lado, existe empresas que invejam os indicares de outras com dimensão diferente, ou que actuam num mercado que não é o mesmo, comparando o que não é comparável, isto por vezes é errado e prejudicial para a própria empresa.


Tipos de Benchmarking

 Benchmarking Competetivo
Caracterizado por ter como alvo específico as praticas dos concorrentes. Na prática é menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a prestar dados que estão lidos directamente com a sua actividade à concorrência. Por isso muitas das vezes são necessário contratar usam consultoria externa para obtiver informações sobre o benchmarking competitivo.
Um dos métodos recomendo para obtenção de informações dos concorrentes é a utilização de cliente oculto, alem disso, tem como objectivo actividade similares em diferentes locais, e departamentos, unidades operacionais.

Benchmarking Interno
A procura pelas melhores práticas corre dentro da própria organização em unidades diferentes. Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas, mas este é o tipo mais utilizado.
Benchmarking funcional

Baseado numa função especifica, que pode existir ou não própria organização e serve para troca de informações acerca de uma actividade bem definida como, por exemplo, a distribuição ou embalagem. 
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