BENCHMARKING é uma técnica que consiste em acompanhar processos de
organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes
das melhores praticas administrativas. É um processo de pesquisa contínuo e
sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o
propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade
competitiva.
Diz-se benchmarking a processo sistemático e continuo de avaliação dos
produtos, serviços e processos de trabalhos das organizações que são
reconhecidas como representantes das boas práticas com finalidade de comparar
desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que esta
realizando o benchmarking.
Princípios do Benchmarking
Sistemático
O benchmarking não é um método aleatório de recolha de informação, mas sim,
um processo sistemático estruturada etapa por etapa, com o objectivo de avaliar
os métodos de trabalho do mercado, é um processo que proporciona as empresas
comprar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com as organizações
representantes das melhores praticas através das outputs.
E um processo essencial permanente, que requer actualização constante da
colecta e análise cuidadosa daquilo que há-de melhorar externamente em práticas
e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos
os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das acções
internas em relação aos padrões externos das práticas da organização.
Exige um processo de descoberta e de uma experiencia de aprendizagem, para
a identificação das melhores praticas e a projecção do desempenho do futuro da
empresa ou da organização.
Um dos maiores princípios que estás
por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então “copiar”
modelos de outras empresas significa economizar tempo e trabalho
Por definição as cópias nunca
serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramento o que garante a
evolução da ideia original.
Vantagens e Desvantagens do Benchmarking
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o
desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência,
baseando-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e
ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance
empresarial. A sua essência parte do princípio que nenhuma empresa é melhor em
tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor dos nós.
Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a
empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante
de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta, facilita a
melhoria de desempenho em situações críticas no seio de uma empresa. Isto
porque o benchmarking é:
Um processo contínuo,
Uma procura que fornece informação valiosa,
Um
processo de aprendizagem,
Uma análise de oportunidades;
Uma ferramenta de gestão, aplicável aos processos da
empresa.
Vantagens do Benchmarking
As vantagens do benchmarking são se duvidas mais numerosas que as
desvantagens. Quer isto dizer, que as
pessoas, quer as empresas, todas gostam de ser como os melhores, e o
benchmarking é precisamente espreitar os melhores para der como eles. Como
vantagens pode-se identificar:
Introdução de novos conceitos de avaliação;
Melhoria do conhecimento da própria organização;
Identificação das áreas que devem ser objectos de
melhorias;
Estabelecimento de objectivos viáveis e realistas,
Criação de critérios de prioridade no planeamento;
Favorecimento de melhoria de conhecimentos dos
concorrentes e do nível competitivo do mercado;
Aprender com os melhores.
Desvantagens do Benchmarking
Existem inúmeras empresas que negam
ou distorcem os dados, apesar do Código de conduta que se comprometem a
respeitar, precisamente devido ao fato de que não querem que outras atinjam os
patamares de excelência financeira, operacional, logística, social e ambiental,
porque se os atingirem, terão mais um concorrente no mercado a concorrer com as
mesmas ferramentas.
Por outro lado, existe empresas que invejam os indicares de outras com
dimensão diferente, ou que actuam num mercado que não é o mesmo, comparando o
que não é comparável, isto por vezes é errado e prejudicial para a própria
empresa.
Tipos de Benchmarking
Benchmarking Competetivo
Caracterizado por ter como alvo específico as praticas dos concorrentes. Na
prática é menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem
a prestar dados que estão lidos directamente com a sua actividade à
concorrência. Por isso muitas das vezes são necessário contratar usam
consultoria externa para obtiver informações sobre o benchmarking competitivo.
Um dos métodos recomendo para obtenção de informações dos concorrentes é a
utilização de cliente oculto, alem disso, tem como objectivo actividade
similares em diferentes locais, e departamentos, unidades operacionais.
Benchmarking Interno
A procura pelas melhores práticas corre dentro da própria organização em
unidades diferentes. Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias,
custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que
as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas, mas este é o
tipo mais utilizado.
Benchmarking funcional
Baseado numa função especifica, que pode existir ou não própria organização
e serve para troca de informações acerca de uma actividade bem definida como,
por exemplo, a distribuição ou embalagem.