COMO FAZER UMA MONOGRAFIA (Cont.)


 

A monografia tem um carácter de pesquisa científica, que aborda determinado tema de maneira bem mais ampla do que estamos acostumados. Além disso, ela deve seguir uma série de normas específicas.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre como fazer uma monografia, além de um passo a passo da estrutura desse tipo de TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).


Para desenvolver-se uma monografia precisa observar os seguintes passos:

1. Definição do Tema

A escolha certa do tema é primordial para que o estudante consiga desenvolver melhor o conteúdo do trabalho de conclusão de curso.

Uma monografia deve ter um tema único e quanto mais específico melhor. Não tente abraçar o mundo e escolha um tema específico, visando resolver, responder ou discutir algum problema da comunidade e/ou da sociedade.

mportante escolher um tema que você tenha real interesse, que goste, e que é ou será parte de sua carreira. Isso por que você terá que ler, estudar e escrever muito sobre a assunto, então nada melhor do que optar por um assunto do seu interesse.


2. Escolha do Tutor (Orientador)

O tutor terá um papel muito importante no desenvolvimento da sua monografia. É ele que ajudará a refinar o tema escolhido, dando dicas, sugerindo abordagens, pontos de partida entre outros.

O orientador também te ajudará nos primeiros passos de como fazer uma monografia, e principalmente nas revisões durante todo o processo, não no conteúdo em si, mas na estrutura, no andamento do seu desenvolvimento.

Procure escolher um professor que tenha afinidade profissional ou académica com o tema escolhido. Não opte apenas pelo professor mais legal, o orientador deve ser alguém que está disponível e que faz as críticas certas. Uma dica é perguntar para outros estudantes como foi a experiência deles com o professor e quais suas recomendações.


3. Projecto de Monografia e Cronograma

Fazer uma Monografia é um trabalho longo, provavelmente o maior projecto que você já fez, então é essencial fazer um planeamento da estrutura e dos prazos antes de começar.

Defina datas para cada etapa e cumpra-as, não caia na tentação de ir adiando e chegar no último mês sem ter nada feito. Uma boa opção é pré-agendar reuniões com seu orientador, por exemplo, todo dia 15 do mês, para que você apresente seu progresso. Isso cria um compromisso que vai te forçar a cumprir o cronograma.


4. Desenvolvimento da Monografia

Nesse ponto você já tem uma boa ideia de como fazer uma monografia e já estará pesquisando e lendo muito sobre o seu tema, não esqueça de salvar as referências, guardar dados, imagens e gráficos que agregarão valor ao seu TCC e escreva os capítulos do trabalho, revisando-os com o seu orientador para que ele possa corrigir o rumo quando necessário.

Todo o desenvolvimento da Monografia é centrado no “Problema de Pesquisa”.


5. Apresentação do TCC

A maioria das universidades exige que o estudante além de fazer o TCC, o apresente em público (apresentação da defesa), perante um júri composto por professores previamente escolhidos.

A apresentação deve ser bem resumida, apresentando o tema e a problemática abordada, explicando o que foi analisado e quais as conclusões. Prepare-se para uma pequena secção de perguntas do júri, que buscará esclarecer alguns pontos que não ficaram muito claros mas principalmente deixar claro que o estudante conhece, estudou e realmente fez o TCC.

Em caso de insegurança, uma boa dica é apresentar o TCC previamente para um grupo de amigos, mas peça que sejam realmente críticos e até um pouco chatos.


Commentarios

Bem vindo a Mudeiwane.
Deixe seu comentário aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem