DELEGAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

 

2           CENTRALIZAÇÃO

Centralização consiste em reduzir os centros de decisão a um número mínimo e localizá-los próximo à Direcção Geral. Vale ressaltar que o facto da empresa ser centralizada ou não, depende do ambiente interno, externo e do estilo da alta administração.
A centralização é um marco da Teoria Clássica da Administração e do partido bolchevista. Fayol preceituava: “É o facto de que todas as sensações convergem para o cérebro ou direcção e dos quais partem as ordens e decisões que movimentam todas as partes do organismo (empresa)”. Ou seja, as actividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. Lenin defendeu que a centralização incondicional e a disciplina mais severa do proletariado em seu partido constituem umas das condições fundamentais da victória sobre a burguesia.
O que leva uma organização a ser centralizada são factores como:
-manter maior nível de integração na empresa;
-uniformidade de decisões e acções;
-a estrutura organizacional não possibilita a descentralização;
-o desejo pelo aumento do controle na empresa;
-e o executivo não deseja uma outra pessoa decidindo ao seu lado.

Esta maior concentração do poder decisório na alta administração pode resultar no aumento de carga de trabalho, menor flexibilidade e muitas vezes na diminuição da velocidade da acção administrativa e operacional.


2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CENTRALIZAÇÃO
   Vantagens
-As decisões são tomadas por administradores melhor treinados para tal actividade e que possuem uma visão global da empresa. Assim, as decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
-Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais com a descentralização;
-Proporciona um menor número de níveis hierárquicos;
-As decisões estratégicas são mais rápidas e existe uma maior segurança de informação.

Desvantagens
Dependencia da hierarquia para tomar decisões
Desestímulo à criatividade
Unuformidade impede competição


BIBLIOGRAFIA:
 · Oliveira, Djalma de Pinto Rebouças de . Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 12 edição. São Paulo: Atlas, 2001. Capítulo 7
· CURY, Antonio. Organização & métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 7a ed, 2000, 589p.
· MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 5a ed, 2000, 546p.
·OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 13a ed, 2002, 505p.

Postagem Anterior Próxima Postagem