2 CENTRALIZAÇÃO
Centralização consiste em
reduzir os centros de decisão a um número mínimo e localizá-los próximo à Direcção
Geral. Vale ressaltar que o facto da empresa ser centralizada ou não, depende
do ambiente interno, externo e do estilo da alta administração.
A centralização é um marco
da Teoria Clássica da Administração e do partido bolchevista. Fayol
preceituava: “É o facto de que todas as sensações convergem para o cérebro ou
direcção e dos quais partem as ordens e decisões que movimentam todas as partes
do organismo (empresa)”. Ou seja, as actividades vitais da organização e sua
autoridade devem ser centralizadas. Lenin defendeu que a centralização
incondicional e a disciplina mais severa do proletariado em seu partido
constituem umas das condições fundamentais da victória sobre a burguesia.
O que leva uma organização
a ser centralizada são factores como:
-manter maior nível de
integração na empresa;
-uniformidade de decisões
e acções;
-a estrutura
organizacional não possibilita a descentralização;
-o desejo pelo aumento do
controle na empresa;
-e o executivo não deseja
uma outra pessoa decidindo ao seu lado.
Esta maior concentração do
poder decisório na alta administração pode resultar no aumento de carga de
trabalho, menor flexibilidade e muitas vezes na diminuição da velocidade da acção
administrativa e operacional.
2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CENTRALIZAÇÃO
Vantagens
-As decisões são tomadas
por administradores melhor treinados para tal actividade e que possuem uma
visão global da empresa. Assim, as decisões são mais consistentes com os
objetivos empresariais globais.
-Elimina
esforços duplicados e reduz custos operacionais com a descentralização;
-Proporciona um menor
número de níveis hierárquicos;
-As decisões estratégicas
são mais rápidas e existe uma maior segurança de informação.
Desvantagens
Dependencia da
hierarquia para tomar decisões
Desestímulo à
criatividade
Unuformidade
impede competição
BIBLIOGRAFIA:
· Oliveira, Djalma de Pinto Rebouças de . Sistemas, organização
e métodos: uma abordagem gerencial.
12 edição. São Paulo: Atlas, 2001. Capítulo 7
· CURY, Antonio. Organização & métodos: uma visão holística. São
Paulo: Atlas, 7a ed, 2000, 589p.
· MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. São
Paulo: Atlas, 5a ed, 2000, 546p.
·OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas,
organização & métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 13a ed,
2002, 505p.