SIGNIFICADO DE CEO (Chief Executive Officer)




CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Director Executivo em Português. Ele possui a responsabilidade de executar as diretrizes propostas pelo Conselho de Administração, que por sua vez é composto por representantes dos acionistas da empresa.

CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional da organização e responsável pelas Estratégias e pela Visão da empresa.

Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO. No geral, todas possuem um Director Geral, porém a função de CEO é mais utilizada em grandes empresas multinacionais, onde é necessário uma pessoa com habilidade e competência para estar à frente da organização como um todo.
Dependendo da empresa, o CEO pode ser também o Presidente do Conselho de Administração (em inglês Chairman of the Board). Neste caso, é nomeada uma pessoa para a função de Director de Operações (em Inglês, COO - Chief Operating Officer).
Geralmente o CEO é nomeado de acordo com o seu reconhecimento no mercado de actuação da empresa. Um CEO mundialmente conhecido foi Steve Jobs, responsável por lançar no mercado os inovadores produtos da empresa Apple. No caso da famosa empresa Google, Larry Page assume a função de CEO, sendo responsável pela estratégia tecnológica e desenvolvimento de novos produtos da empresa.

O termo CEO é um estrangeirismo cada vez mais utilizado em comunicações empresariais. Foi introduzido com a globalização e com a necessidade de um responsável pelas estratégias e visão das grandes empresas no mercado internacional.
Existem diversas siglas inglesas para designar os directores dos diferentes sectores de uma empresa. São chamadas de "CxO" (C de Chief e O de Officer), em que o x é a designação da função, como por exemplo: 
CAOChief Accounting Officer, Director de Contabilidade; 
CAOChief Administrative Officer, Director Administrativo; 
CAOChief Analytics Officer, Director de Análise; 
CAEChief Audit Executive, Director de Auditoria; 
CBOChief Brand Officer, Director de Marca; 
CCOChief Channel Officer, Director de Curso; 
CCOChief Communication Officer, Director de Comunicação; 
CCOChief Compliance Officer, Director de Conformidade; 
CDOChief Data Officer, Director de Dados; 
CFOChief Financial Officer, Director Financeiro; 
CGOChief Governance Officer, Director de Governança
CHROChief Human Resources Officer, Director de Recursos Humanos; 
CIO – Chief Information Officer, Director de Informação; 
CINOChief Innovation Officer, Director de Inovação; 
CISO – Chief Information Security Officer, Director de Segurança da Informação; 
CKOChief Knowledge Officer, Director de Conhecimento; 
CLOChief Learning Officer, Director de Aprendizagem; 
CLOChief Legal Officer; Director Jurídico; 
CMOChief Marketing Officer, Director de Marketing; 
CMOChief Maintenance Officer, Director de Manutenção; 
CNOChief Networking Officer, Director de Rede; 
COO – Chief Operating Officer / Chief Operations Officer, Director de Operações; 
CPOChief Purchasing Officer, Diretor de Compras; 
CQOChief Quality Officer, Director de Qualidade; 
CROChief Risk Officer / Chief Risk Management Officer, Director de Gerenciamento de Risco; 
CSOChief Science Officer, Director de Ciências; 
CSOChief Security Officer, Director de Segurança; 
CSOChief Strategy Officer, Director de Estratégia; 
CTOChief Technical Officer / Chief Technology Officer, Director de Tecnologia; 
CVOChief Visionary Officer, Director Visionário.

Commentarios

Bem vindo a Mudeiwane.
Deixe seu comentário aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem