Citação

 

Citação é o substantivo feminino que indica o acto ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa.

Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um texto de um autor em concreto, sendo que o autor deve sempre ser identificado. Quando não se conhece o autor, normalmente a expressão "autor desconhecido" é inserida juntamente com a citação. Fonte: 👉Significados

Oferece ao leitor respaldo para que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também possibilitar seu aprofundamento.

Ressalva-se que a referência bibliográfica (dados que identificam uma publicação citada, tais como autor, título, editora) deve aparecer no final do trabalho sob o título de "referências", pois, desta maneira, o leitor poderá identificar a obra, facilitando sua localização em catálogos, índices bibliográficos, bibliotecas, Internet, entre outros. 

 

 Tipos de citação

Existem 3 tipos de citações a saber: Directa , Indirecta/Textual e Citação da Citação.

Citação Directa:

É a reprodução integral de parte da obra consultada, conservando-se a grafia, pontuação, idioma e género.

  • Citação com até três linhas: deve ser incorporada ao parágrafo e aparecer entre aspas duplas.
  • Mais de três linhas: deve figurar em um bloco abaixo do texto, com recuo de 4 cm para todas as linhas, a partir da margem esquerda, espaçamento simples entre as linhas, fonte menor que a do texto e sem aspas.

Exemplo:

Drucker (1984, p.17) comenta sobre a prática administrativa afirmando que:
A administração é exercício, não ciência. A esse respeito, ela pode comparar-se com a medicina, a
advocacia e a engenharia. Não é conhecimento, mas desempenho. Além disso não representa a aplicação
do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no
conhecimento e na responsabilidade.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984. 

Citação Indirecta ou Textual: Este tipo de citação, ocorre quando a pessoa que escreve o texto aborda a ideia de outro autor, usando as suas próprias palavras. Ou seja, a transcrição das ideias do autor consultado, porém usando as suas palavras, ou seja, parafraseando. A ideia expressa continua sendo de autoria do autor que se consultou: por isso, é necessário citar a fonte. Dar crédito ao autor da ideia, sendo desnecessário indicar o número da página de onde a ideia foi extraída.

Exemplo:

O valor da informação está relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objectivos da empresa (FRUTAO, 1998).

 

Citação de citação:

É a transcrição directa ou indirecta de um texto ao qual não se teve acesso. Nesse caso, emprega-se a expressão latina "apud" (junto a), ou o equivalente em português "citado por", para identificar a fonte que foi efectivamente consultada. 

Como exemplo:

Para Watson (1913, citado por CARONE, 2003)... Fonte 👉Wikipedia

Commentarios

Bem vindo a Mudeiwane.
Deixe seu comentário aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem