BIBLIOGRAFIA

 BIBLIOGRAFIA

Bibliografia é a fonte de onde se retira uma determinada informação que está especializada na pesquisa de textos impressos ou muitigrafados para indicá-los, descrevê-lo e classificá-los com a finalidade de estabelecer instrumentos (de busca) e organizar serviços apropriados a facilitar o trabalho intelectual.[1]

Bibliografia é também a parte de uma publicação onde são especificadas quais obras fazem parte desse conjunto de publicações.2

O objectivo de uma bibliografia é documentar o trabalho, mostrando que as opiniões que constam no trabalho são sustentadas pelas fontes consultadas. A bibliografia também remete para a catalogação sistemática das obras de um determinado autor ou área de conhecimento.

Podemos identificar também que a importância de uma bibliografia devidamente especificada em uma obra permite ao leitor se aprofundar nos estudo em questão ou mesmo verificar por si mesmo se as conclusões que o autor apresenta estão de acordo com aquelas que constam nas obras ou em determinada obra apresentada na bibliografia.

A bibliografia deve aparecer no final do trabalho produzido com referência não só a livros como também revistas, jornais, vídeos, sites da internet e qualquer outro recurso utilizado na pesquisa. Por isso, no momento da pesquisa, é importante anotar alguns dados fundamentais para fazer a referência bibliográfica.

Assim, por exemplo, quando um livro aparece na bibliografia deverão aparecer o nome do autor, o título da obra, o ano da publicação, a editora que publicou o livro e o ano de publicação. Se somente parte da obra foi usada como referência deve se especificar quais páginas foram utilizadas, o capítulo pesquisado, enfim, existem normas especificas que regulam cada caso.

 

TIPOS DE BIBLIOGRAFIA

1.  Bibliografia como obra autónoma:

Trata-se de uma lista de referências bibliográficas recolhidas e reunidas tendo em conta um determinado critério comum (assunto, data de publicação, autor, etc.). Resulta numa obra autónoma, isto é, adquire um valor próprio e não vale por estar associado a um qualquer trabalho de pesquisa específico.

Antigamente, as bibliografias eram fundamentais no trabalho de investigação, uma vez que forneciam informação sobre os documentos existentes. Havia bibliografias sobre determinado assunto ou tema, de um determinado autor, de um determinado ano (ou década, etc), de um determinado país (ou numa língua), por aí fora. Hoje, talvez já não tenham a mesma importância, uma vez que dispomos de poderosas bases de dados e meios informáticos para elaborar automaticamente listagens de documentos em muito pouco tempo, mas continua a ser importante saber fazê-lo. É um trabalho que exige um elevado nível de coerência e de rigor, porque determina em grande parte o êxito de um trabalho de pesquisa.

 

2. Bibliografia integrada num trabalho de pesquisa:

Trata-se da listagem das referências bibliográficas de todo o material informativo que foi utilizado para a elaboração de um determinado trabalho pelo respectivo autor, em qualquer suporte.

Deverá ser apresentado em forma de lista na parte final de um trabalho de investigação.

É de tal modo importante este elemento que, muitas vezes, um trabalho começa por ser avaliado precisamente pela bibliografia, antes mesmo de se proceder à leitura do texto.

 

Fonte:Significados

        Besmealhada

Commentarios

Bem vindo a Mudeiwane.
Deixe seu comentário aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem