OUTSOURCING



Outsourcing ou externalização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas actividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua actividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos conceitos estão intimamente ligados à subcontratação.


Vantagens

Reduzir despesas e racionalizar actividades e processos; 

Contratar serviços de terceiros eleva o grau de execução das actividades, a fim de criar mais valor à organização; 

Reduzir os custos de mão-de-obra, pois os fornecedores externos de produtos ou serviços podem suprir a empresa com custos menores do que os departamentos internos; 

Eliminar possíveis problemas comportamentais e estruturais; 

Reduzir o quadro de funcionários e níveis hierárquicos – downsizing –; 

Diminuir possíveis atritos pessoais e ineficiências decorrentes do mau funcionamento da actividade; 

Potencializar a competitividade entre empresas; 

Desobrigação da administração dos direitos trabalhistas dos profissionais contratados; 

Garantir ganhos de especialidade, qualidade, eficiência, produtividade e competitividade para empresas; 

Crescimento favorável do lucro devido à redução de custos com salário e benefícios devido a menor sindicalização.

 

Desvantagens

Contratação da terceirização para actividades de finalização pode levar a perda de aptidões e conhecimentos básicos do trabalhador, que não sabe ao certo o que está produzindo; 

Falta de credibilidade por parte dos contratantes com empresas terceirização, que é bastante ocorrente; 

Contratos vagos e confusos, com falta de cláusulas fundamentais para a parceria; 

Problemas de comunicação dentro da organização, a interpessoal e a interprofissional, podendo ser causadas principalmente pela diferença entre as culturas em convívio; 

Falta de controle sobre as actividades terceirizadas, pois não se deve perder o controle pelo fato de ser terceirizado; 

Cobrança excessiva por parte do contratante que visa a redução de custo, podendo ocasionar perda de qualidade dos produtos e serviços tercerizados, afectando a satisfação dos clientes; 

Dependência do contratante com o fornecedor, através de contratos mal elaborados obrigando a manter vínculos que podem ser indesejados; 

Causa aumento da rotatividade de mão de obra e nos níveis de desemprego.

Fonte:👉 Wikpedia

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