Mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
Poderíamos resumir a mentoria da seguinte forma: Um processo de aceleração de carreira através do acompanhamento por um profissional mais experiente na área de actuação desejada.
Nesse processo, todo o aprendizado se dá por meio da relação mentor-mentorado. E poderiamos definir Mentorado como um profissional que tem como objectivo crescer pessoal e profissionalmente para atingir seus objectivos de carreira. Para isso, conta com a ajuda de um profissional mais experiente que vai facilitar sua caminhada.
O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring ou Mentoria inclui conversas e debates acerca de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.
Diferente de um curso ou treinamento, a mentoria é personalizada. Isso porque o papel do mentor, durante uma mentoria, não é discutir assuntos genéricos e abrangentes. Este deve se posicionar como um guia para questões específicas do mentorado, instruindo-o na resolução de um problema ou promovendo a aquisição de um aprendizado necessário. Por ser alguém mais experiente, o mentor consegue entender a fundo a situação particular do mentorado. Partindo disso, compartilha vivências que se relacionem com essa situação e traz orientações relevantes e aplicáveis
MENTORIA NA PRATICA
O processo é conduzido por meio de questionamentos por parte do mentor, que também oferece sugestões, propõe provocações e compartilha experiências que possam contribuir com o andamento da mentoria.
A partir da definição dos objectivos deste processo, o mentor será responsável por transmitir seus conhecimentos técnicos e experiências ao mentorado de forma a ensiná-lo boas práticas de actuação.
Os encontros têm frequência e temas pré definidos. Entre as reuniões o mentorado deve colocar em prática algumas actividades e, no encontro, deve comentar sobre como foi a realização, dificuldades, desafios e aprendizados.
Com o decorrer do processo, são avaliadoso desempenho resultados do mentorado.
Ao fim, é esperado que o mentorado tenha
adquirido conhecimento e confiança suficiente para
aplicar ações estratégicas no seu trabalho e alavancar na carreira. Fonte👉:voitto
TIPOS DE MENTORIA
Existem vários tipos de mentoria, dependendo da área de actuação/negócio.
Na área administrativa podemos destacar 2 que são:
1. Mentoria de carreira
Esse tipo de mentoria trata sobre a vida profissional de uma pessoa.
Aqui o mentor ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para obter sucesso no mercado de trabalho.
Para isso, ele pode indicar leituras, cursos, treinamentos, ferramentas, técnicas, entre outros.
Assim como pode ajudar o mentorado a ver de maneira mais clara o seu futuro, seja no mundo do empreendedorismo ou do trabalho formal.
2.Mentoria de liderança
Aqui, o mentor compartilha as suas experiências na área com o mentorado para que ele possa desenvolver melhor o seu papel de líder dentro do ambiente no qual ele actua.
Para
tanto, ele ajuda o mentorado a desenvolver competências
comportamentais necessárias para a compreensão da natureza humana.
Assim, fica mais fácil liderar pessoas em qualquer espaço. Fonte👉herospark